quinta-feira, 1 de junho de 2017

Concurso Comlurb 2017: nova seleção para gari segue confirmada

 


A princípio, nada muda em relação ao concurso para gari da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb). Embora a Prefeitura do Rio esteja impedida de realizar contratações e abrir novas seleções, pois atingiu o limite prudencial com gasto de pessoal fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Comlurb poderá realizar normalmente, se bem entender, o seu concurso.

Por ser uma empresa de economia mista (administração indireta), a Comlurb possui orçamento próprio, não sendo dependente financeiramente da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, a LRF é clara ao especificar que a proibição de contratações ocorre apenas em cargos públicos e não em empregos públicos.

Entende-se por empregado público aquele que é funcionário de uma empresa de economia mista (administração indireta, autarquias e fundações) e que é contratado pelo regime celetista. Já cargo público é típico das pessoas jurídicas de direito público (cujo regime de contratação é o estatutário), o que não é o caso da sociedade de economia mista.

Por uma questão política, a Comlurb até pode adiar temporariamente a abertura do seu concurso até que a Prefeitura do Rio volte a atingir um patamar mais confortável em relação à LRF, mas a verdade é que não existe qualquer impedimento legal para abrir a seleção.

Presidente já confirmou concurso


Vale destacar, inclusive, que o próprio presidente da Comlurb, Gustavo Puppi, já confirmou a realização do concurso para gari, embora não tenha precisado quando o edital será divulgado. A verdade é que a abertura do concurso é uma questão de tempo. Por isso, os futuros candidatos devem manter os estudos em dia para estar muito bem preparado para quando isso acontecer.

O cargo de gari, aberto a candidatos de ambos os sexos, exige a antiga 4ª série primária (atual 5º ano do fundamental) e tem remuneração inicial de R$2.443,46. Internamente, a Comlurb já tem vários detalhes do concurso definidos. Sabe-se, por exemplo, que a seleção vai oferecer 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, e que as provas serão compostas por 40 questões objetivas, sendo 30 de Língua Portuguesa e dez de Matemática.

Dez mil farão as provas físicas

 

Para a segunda fase, 10 mil serão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF). Nessa etapa, os candidatos terão que realizar flexão de cotovelos sobre o solo, flexão abdominal, corrida de 12 minutos e Shuttle Run. Depois disso, haverá exames médicos e psicológicos. A expectativa é que o número de convocações ultrapasse as 100 vagas ofertadas em edital. Isso porque, tradicionalmente, a Comlurb costuma convocar um número superior de aprovados, por vezes esvaziando seu banco de reservas, como aconteceu no concurso de 2009, quando todos os 8 mil aprovados foram convocados.

A empresa está aguardando o sinal verde da Comissão de Programação e Controle de Despesa (Codesp), da Prefeitura do Rio de Janeiro, para poder intensificar os preparativos do concurso e poder fechar a organizadora da seleção.






Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No TechTudo maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: