terça-feira, 30 de maio de 2017

Concurso Comlurb 2017: na prova para gari, Português merece total atenção



Como noticiado há várias semanas, o novo concurso 2017 da Comlurb é questão de tempo, pois a empresa já trabalha nos trâmites burocráticos necessários viabilizar a seleção que vai oferecer 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, na função de gari. A carreira exige a 4ª série do antigo primário (5º ano do ensino fundamental), proporcionando remuneração de R$2.443,46 (incluindo gratificação e auxílio-alimentação) para os contratados.

Enquanto o edital não é divulgado, os candidatos devem aproveitar o tempo para intensificar a preparação. E especialistas alertam para a necessidade de se dar atenção especial à disciplina de Português, que terá 30 das 40 questões da prova objetiva (as outras dez serão de Matemática).

Ou seja, Português representará 75% das questões da prova. De acordo com a professora Thaís Batista, que leciona no curso preparatório Academia do Concurso, é ideal que os candidatos estudem pelo programa passado (2014), a fim de conhecerem todas as exigências e as características, além de analisar como costuma ser o nível de cobrança dos conteúdos.

Thaís Batista diz que o conteúdo não deverá ser alterado, mas em razão da ampla divulgação e da grande repercussão que o concurso tomou, é capaz que o nível da cobrança seja mediado. “A melhor maneira de estudar para esse concurso é ter uma boa base de teoria, para depois partir para a resolução de questões. Essa prática permitirá ao candidato adquirir mais habilidade, além de fixar tudo que foi estudado na teoria”, disse.

Já a professora Mônica Massad, que leciona no curso Academia de Português e Redação, os concursos da Comlurb, em geral, independentemente da banca organizadora, costumam cobrar os mesmos conteúdos. Entretanto, segundo a especialista, os candidatos devem dar atenção especial para linguagem e pontuação, pois não foram cobradas na última prova.

Mônica recomenda aos concurseiros que estudem por provas anteriores, além de sugerir o livro “A gramática da Língua Porguesa, de Nilson Teixeira de Almeida”, que segundo ela é uma referência completa e tem uma boa quantidade de exercícios com gabarito.

Perguntadas sobre quais são os conteúdos que deverão ser mais explorados na próxima seleção, tanto Thaís como Mônica apontaram os assuntos de ortografia, acentuação, substantivos e pronomes como temas prováveis de serem cobrados.

Mônica Massad ainda fez um raios-x da prova de Português do concurso passado. “Foram cobradas seis questões de compreensão e interpretação de texto, sete de classes de palavra (sendo três de substantivos, dois de adjetivos, uma de verbo e uma de pronome), três de sinônimos, uma de ortografia, uma de coesão referencial, uma de concordância nominal e uma de concordância verbal).

Saiba como andam preparativos do concurso


A Comlurb está aguardando o aval da Codesp, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que faz a análise orçamentária e o impacto das contratações, para poder acelerar os trâmites do concurso para gari. Como a última seleção foi realizada em 2014, com prazo de validade já expirado, a expectativa é que o sinal verde para a abertura da nova seleção ocorra o mais breve possível.

Tão logo isso ocorra, a organizadora será oficializada e o edital será divulgado. Em entrevista recente, o presidente da Comlurb, Gustavo Puppi, confirmou o novo concurso, motivando ainda mais os participantes a começarem a se preparar. Além das provas objetivas, o certame contará também com teste de aptidão física (TAF), exames médicos e exames psicológicos.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No TechTudo maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: