domingo, 4 de junho de 2017

Concurso Polícia Militar (PM AL) 2017: Edital terá 1.000 vagas




Cresce a expectativa de realização do concurso público a Polícia Militar de Alagoas (Concurso PM AL 2017). Acontece que durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook do Governador do Estado, Renan Filho, o chefe de governo disse que já negocia com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe (antigo Cespe/UnB) a realização das provas do concurso que vai ofertar vagas para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O secretário de Planejamento e Gestão de Alagoas, Fabrício Marques Santos informou que irá para Brasília, onde deve fechar a contratação com a banca examinadora do certame. “Tudo vai depender de um entendimento que está quase consolidado. Temos ouvido parceiros de outros estados e questionado sobre a segurança jurídica. O Cespe tem esta segurança e seria a empresa ideal para a elaboração das provas”.

Ainda de acordo com Fabrício, a secretaria trabalha para cumprir o prazo dado pelo governador. “Estamos correndo muito para cumprir o prazo. Estamos levantando todas as possibilidades e esperamos definir a contratação. O prazo está apertado, mas estamos com uma equipe trabalhando para agilizar o processo e garantir que o edital saia até o final do mês ou no começo de maio”, frisou Fabrício.

“As contas do Estado vivem um momento de dificuldade como no Brasil inteiro, mas tenho a segurança de fazer um concurso público para poder chamar as pessoas. Estou querendo publicar nos próximos dias, até o final de fevereiro, no máximo até março, o novo concurso que já está tramitando na Secretaria de Planejamento para oferecer às pessoas a oportunidade de prestar um concurso público e entrar no Estado”, concluiu.

Os cargos ainda não foram informados, mas já se sabe que a Polícia Militar conta com oportunidades para Soldado, cargo com requisito de nível médio, com salários iniciais de R$ 2.200,00. Já a Polícia Civil também teve o seu concurso anunciado (veja aqui). Em seu quadro, há oportunidades para agente, delegado e escrivão, todas as funções necessitam de nível superior em qualquer área, com exceção da função de delegado, que requer graduação em direito. Os salários chegam a até R$ 12 mil.

De acordo com o comandante da segurança pública, coronel Lima Júnior, o Estado de Alagoas contará com mais de mil policiais (civis e militares) nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, frisou Lima.

Comissão especal formada



O Governador Renan Filho oficializou a criação de duas comissões mistas que serão responsáveis pela organização do concurso da Polícia Militar e Bombeiros do Estado. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado da quinta-feira, 1º de junho.

A Comissão da PM é composta pelos servidores Erivaldo Albino dos Santos, Fernanda Tavares Bezerra (Seplag), Elder Soares da Silva (PGE), Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque (Seplag), Paulo Eduardo Acioly Wanderley (SSP), Ricarda Pontual Calheiros (Seplag) e Sérgio de Figueiredo Silveira (Seplag).


O concurso da PM/AL 2017 vem sendo aguardado desde o ano passado, quando o comandante da segurança pública, coronel Lima Júnior, disse que o concurso contaria com mais de mil policiais (civis e militares) nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, disse na época.

Requisitos


Para concorrer a uma das vagas de Soldado, o candidato deverá ter o ensino médio completo.

Escolha da organizadora Concurso PM AL





De acordo com o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão do Estado de Alagoas, Christian Teixeira, o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado. “Estamos agora na fase de prospecção da instituição que irá realizar o processo de seleção. O objetivo é contratar instituições respeitadas nacionalmente”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, o edital deve ser divulgado em breve. “É determinação do governador Renan Filho aumentar o efetivo da PM, para reforçar a segurança do povo alagoano. Mesmo com o quadro de dificuldades financeiras persistindo o governo fará um esforço para a realização do concurso”, frisou.

Além disso, Christian informou que 1.000 vagas anunciadas pelo governador atendem ao pleito do comando geral da PM e do Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Junior: “Esta foi a demanda apresentada pela SSP ao governador, que fará todo o possível para atender as necessidades da área da Segurança”, concluiu.

Último Concurso PM AL


O último concurso realizado pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) foi em 2012. Na época, foram oferecidas 1.040 vagas para Soldado, além de formação de cadastro reserva. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/Unb, coordenou o certame. Os inscritos foram avaliados por provas objetivas, além da redação.

Expectativa de concurso.


Em 2012 houve a “dobradinha” de concursos da Polícia Militar e Civil de Alagoas. A expectativa é que no próximo ano os concursos sejam divulgados em pouco espaço de tempo.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No TechTudo maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: